A prova de vida é obrigatória para aqueles que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Essa prova deve ser feita todos os anos para comprovar que estão vivos e podem continuar recebendo o benefício.


Prova de vida do INSS: Passo a passo para fazer procedimento online (Imagem: Reprodução/Google)

Por conta da pandemia, essa obrigatoriedade foi suspensa. Porém, a partir de maio de 2021 os segurados devem voltar a realizar a prova de vida presencialmente. Saiba como realizar o processo nas agências bancárias!

Como fazer a prova de vida do INSS?

Para realizar a prova de vida, os segurados do INSS precisam ir até o banco que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto.

Algumas instituições permitem que o beneficiário faça biometria para prova de vida nos caixas e terminais de autoatendimento.

Quem não puder ir até as agências por motivos de doença ou dificuldade de locomoção pode usar um procurador

Como cadastrar um procurador para INSS?

A solicitação pode ser realizada em no aplicativo Meu INSS. Basta entrar no aplicativo o usuário deve escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Em seguida, deve clicar em “Novo Requerimento” e digitar no campo de pesquisa a palavra “procuração”.

Devem ser apresentados os documentos:
Documentos de identificação com foto do aposentado e do procurador;
Procuração pública ou particular;
Termo de responsabilidade;
Caso o beneficiário tenha comorbidade, é necessário apresentar atestado médico;
Para os aposentados privados de liberdade, deve ser entregue o atestado de recolhimento à prisão, emitido por autoridade competente;
Se o beneficiário for dependente químico e estiver internado, é necessário a declaração de internação em casa de recuperação;
Para quem estiver viajando, exige-se a declaração escrita de viagem informando se o aposentado está dentro ou fora do país e a previsão do tempo que ele estará ausente.

Aposentados residente no exterior

Esses aposentados podem fazer a prova de vida de 3 formas:


Por meio de um procurador cadastrado no INSS;
Fazendo a emissão de documento de prova de vida no consulado do Brasil;
Pelo preenchimento do Formulário Específico de Atestado de Vida, que está disponível nesta página. Após seu preenchimento, ele deve passar pelo reconhecimento da assinatura do beneficiário em cartório, localizado no país onde o beneficiário reside, e deve ser enviado para um dos endereços indicados no verso deste documento. Se o aposentado residir em país signatário da Convenção sobre Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, é necessário que o formulário seja apostilado pela autoridade competente da mesma jurisdição do cartório local. Para saber se o país é adepto à convenção, o beneficiário pode consultar esta página.

Calendário para fazer a prova de vida do INSS em 2021




Poste seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade